Falo sobre a leitura que surge desde a nossa infância, ou assim deveria ser com todos...
O tema literatura nos remete a uma área muito ampla e complexa dentro de um universo mágico que transforma e dá vida àquilo que por muitas vezes não existe. Neste sentido, ressalto a literatura infantil, e que está inserida tanto no contexto escolar como também na sociedade em geral e na vida familiar.
Incentivar o habito da leitura e mostrar a importância deste se faz necessário desde cedo para que a criança cresça valorizando e apreciando esse meio de comunicação tão antigo e rico das mais diversas culturas. Devemos envolvê-las nesse meio, trazendo ao seu cotidiano as descobertas e aventuras as quais uma pessoa pode ingressar, tornar-se a causa transformadora para além de qualificá-lo como um futuro leitor assíduo, mais que isso, fazer desse indivíduo um apaixonado pela própria leitura, um divulgador e transformador da sociedade através da literatura. Criar um mundo novo, mundo da literatura em que para criança irá permitir transportá-la aos mais belos lugares que ela possa imaginar.
O Poder de transformar um ser humano em um leitor não vem de leituras obrigatórias, ou de indicações sem nexos, mas, questionar, valorizar os desejos e fazer com carinho aquele momento de contar uma pequena história pode ser o mais significativo de todos os momentos, como já dizia Monteiro Lobato, “forçar alguém a ler um livro era o mesmo que vaciná-lo contra a leitura.”
O primeiro lugar onde podemos ouvir uma boa história é o nosso lar, nada melhor que ao ir deitar poder escutar um conto infantil com ajuda do velho e bom livro, sentar ao colo dos avós e apreciar lendas contadas por muitas gerações, pegar as bonecas e criar um cenário de faz de conta juntos aos irmãos. Questionar-se e se aprofundar em sua própria história, descobrir sobre sua árvore genealógica, invadindo o seu próprio eu em busca de sua história.
A escola trabalha por muitas vezes a leitura com a obrigação de transformar seres pensantes em críticos, para uma sociedade que se esquece de trabalhar a questão de transformá-los nessa sociedade em seres felizes e satisfeitos com seus graus de conhecimentos. Um lugar em que se passa um longo tempo da vida, onde se cresce, onde se cria vínculos, e tomamos como exemplos significativos vários momentos ali ocorridos, deveria ser mais apropriado para nossa própria construção, não somente aquela que registramos no papel, mas também aquelas registradas em nossos corações e mentes.
Nossas maiores lembranças do tempo de educando serão sempre os momentos da educação infantil, onde cantávamos, dançávamos, tocávamos, sentíamos quase tudo com o paladar, onde as coisas faziam significados. Por que não dar continuidade no tratamento à literatura com a mesma magnitude com que aprendemos la na infância, onde os questionamentos e construções são tratados de forma prazerosa.
Ler não constrói somente críticos ativos como os grandes políticos e redatores de revistas, a leitura tem, por conseguinte construir famílias mais unidas, mais sólidas com donas de casa alegres e com suas receitas mais saborosas, crianças bem humoradas na leitura de seus gibis, pequeninos, mas atentos aos momentos antes de dormir, adolescentes satisfeitos em saciar suas curiosidades, a leitura também constrói seres mais felizes, capazes de pensar e repensar, de viajar sobre as palavras de outros e de expor a outros as suas.
A leitura pode transformar vidas!
Me pergunto então por que hoje é tão dificil os pais gastarem seus preciosos tempos com momentos que poderiam ser tão ricos com leituras junto aos filhos e cobrá-los mais tarde como no período da adolescencia leituras obrigatórias e filhos com 'conteudo'.
sábado, 24 de outubro de 2009
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OI JÉ! LEITURA PROFUNDA, NÉ? PRINCIPALMENTE PARA NÓS, PAIS. NOS FAZ REFLETIR. EU MESMA, LEIO MUITO POUCO HISTÓRIAS PARA MINHA FILHA. COMPRO LIVROS DE LITERATURA INFANTIL, DOS MAIS DIVERSIFICADOS, COM OS QUAIS ELA TEM CONTATO, IDENTIFICA PERSONAGENS. INVISTO TBM EM DVDS COM HISTÓRINHAS. A DESCULPA DE NÃO TER TEMPO É A MESMA COMIGO. MAS NÃO TENHO TEMPO MESMO. NA VERDADE, PARA QUE A EDUCAÇÃO DE NOSSOS FILHOS FOSSE A IDEAL, NÓS MULHERES DEVERÍAMOS ABDICAR DE OUTRAS ATIVIDADES E FICAR EM CASA, CUIDANDO DA CASA E DOS FILHOS, ATÉ UMA CERTA IDADE PELO MENOS; UNS 6 OU 7 ANOS. CONSIDERO ISSO O IDEAL.
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